...

Seja um influenciador de cultura

Igreja Viva | publicado há 1 ano

Os cristãos são chamados a transformarem a cultura a partir dos valores do Reino de Deus. 

Com acesso facilitado à tecnologia, os indivíduos têm recebido muitos estímulos e a sociedade tem se habituado a viver debaixo de uma avalanche de informações que se espalham nos mais variados formatos. 

A Unesco, organismo das Nações Unidas destinada às questões de educação, cultura e ciências, define a cultura como “um conjunto de características distintas, espirituais, materiais, intelectuais e afetivas que caracterizam uma sociedade ou um grupo social.”

Isso significa que todos, independente de religião, ideologia política ou filosofia de vida, estão inseridos na mesma atmosfera cultural, o que não quer dizer que os valores da chamada "cultura pop", precisam ser vivenciados por aqueles que seguem a Cristo.

Consegue entender a diferença? 

Filipenses capítulo 3 diz os cristãos são cidadãos do céu, ou seja, você foi chamado a morar na terra, mas a pátria a qual deve representar, é a pátria celeste. Bem como, a cultura, os valores, a ética, a moral e tudo que diz respeito ao Reino de Deus. 

A igreja de Cristo é chamada a influenciar, enriquecer e a transformar o ambiente cultural em que está inserida. E a chave para realizar isso está em ser intimamente ligado ao Senhor, pois, viver esse relacionamento íntimo com Cristo protege os filhos de Deus de serem influenciados por aquilo que não agrada o Pai e encontrar uma forma saudável de se relacionar com cultura humana, aproveitando tudo de bom que ela oferece, sem se contaminar, levando outros, a conhecer a Cultura do Reino de Deus. 

Você não foi chamado para ser alienado ou permanecer preso em uma bolha onde todos são iguais a você. Mas Deus te levantou para ser  luz no mundo, trazer sabor e conservar aquilo que há de bom na terra. Lembre-se de Mateus 5:13-16:

“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”
 

Desenvolva o hábito de ler a Palavra diariamente, cultive um relacionamento íntimo com o Senhor e permaneça em espírito de oração. Assim, você viverá submerso na Cultura do Reino de Deus e se tornará muito mais fácil influenciar a cultura de onde você está inserido.

Confira algumas indicações de leitura para se aprofundar neste tema:

"Manual Cristão da Cultura Pop" e “Desconecte-se - Uma Jornada de Volta a Vida Real" - ambos escritos por Richard Guerra; "O Lugar Mais Seguro da Terra" - Larry Crabb e "Igrejas Centradas" - Timothy Keller. 


 

VIDA IBB

...
Igreja Viva | publicado há 1 semana
Igreja Viva
...
Igreja Viva | publicado há 1 semana
Igreja Viva

ver todas