...

Projeto escola Pamosi Huambo - Angola

Igreja Viva | publicado há 1 ano

Em 2021, fomos desafiados pela nossa Junta de Missões Mundiais a conhecer e nos envolver com um projeto da JMM em Angola. Em 2022, fomos visitar e conhecer o projeto da Escola Pamosi, na Província de Huambo, a 600km da capital Luanda. 

Quero relatar um pouco da história como nasceu esse projeto.

Os principais problemas de Angola hoje são a mortalidade infantil e a instabilidade política. O drama da comunidade surda local chamou a atenção de Missões Mundiais, que em 2004 iniciou o Ministério com Surdos na Igreja Batista do Calvário, na cidade do Huambo. 

A partir da Igreja Batista do Calvário, com o apoio dos batistas brasileiros, uma escola inclusiva foi criada: a Escola Pamosi. O ministério com surdos foi implementado pela missionária brasileira Rosângela Teck, juntamente com seu marido, o pastor angolano Sabino Teck, em 13 igrejas em quatro províncias (estados). Até o início de 2019, cerca de 60 irmãos surdos já haviam sido batizados e muitos estão sendo discipulados.

Entre os primeiros surdos batizados e discipulados está Francisco Cassinda Epamba. Ele converteu-se e logo começou a evangelizar e a discipular outros jovens surdos.  Após alguns anos, Cassinda passou a estudar no seminário. Por causa de seu empenho, ele foi aceito como missionário da terra (nativo) de Missões Mundiais. 

Cassinda concluiu o curso de Bacharel em Teologia e no mesmo dia de sua formatura, em 16 de dezembro de 2018, foi ordenado pastor. Ele trabalha juntamente com o Pr. Sabino Teck na Igreja Batista do Calvário.

Essa é uma história entre tantas outras que demonstram transformação de vidas e famílias pelo envolvimento de pessoas que amam a Jesus e investem para o avanço do Reino de Deus. 

A Escola Pamosi, mantida pela nossa JMM, é uma escola de inclusão, trabalhando com crianças com deficiência auditiva, visual ou com diversas síndromes. 

Angola tem um número elevado de surdos e muitos estão fora do sistema escolar. Há necessidade de um ensino de qualidade e inclusivo para crianças surdas de baixa renda.

A Escola Pamosi oferece ensino de qualidade para as crianças, além de fornecer uma refeição diária, e isso é motivo de grande procura por parte dos pais, pois as outras escolas não fornecem alimentação. Diante do cenário que se observa lá, uma refeição diária garantida é motivo de muita alegria para as famílias, que muitas vezes não conseguem oferecer sequer isso para os seus.

Neste ano, a escola está atendendo 178 alunos, com a inclusão de crianças com necessidades educacionais específicas; isso é um desafio gigante diante das condições locais, inclusive pelo fato de o espaço físico onde a escola está estabelecida contar com apenas 6 salas de aula. 

Neste mês de outubro, pudemos retornar a Angola levando alguns pastores e empresários para conhecer a escola, e o novo projeto que JMM está preparando. Ela já adquiriu um terreno na região e está sonhando com a construção de uma nova escola com melhores condições para atender esses alunos e outros ainda, pois a demanda na região é muito grande. 

A IBB foi convidada pela JMM para apoiar esse projeto, liderando a captação de recursos no Brasil para construção das novas instalações da escola e, além de levantar recursos, enviar pessoas para contribuir com a capacitação de professores, entre outras atividades.

Nesse momento, nosso pedido é que você ore por esse projeto de Missões da nossa igreja. Em breve apresentaremos o nosso alvo de investimento financeiro necessário para que esse projeto seja viabilizado. 

Interceda por Angola e pela Escola Pamosi!

Escrito por: Pr. Silvanir Silva
 

VIDA IBB

...
Igreja Viva | publicado há 4 dias
Igreja Viva
...
Igreja Viva | publicado há 1 semana
Igreja Viva

ver todas