Neste domingo a IBB iniciou uma nova série de mensagens chamada “Não mais as mesmas", onde o foco será a história de mulheres de Deus descrita nas escrituras.
A série faz parte do processo de preparação para o grande espetáculo de Páscoa, que leva o mesmo nome, e será realizado pela igreja no Teatro Positivo.
Sendo assim, a história que será abordada ao longo do texto é a da mulher cananéia, descrita em Mateus 15.21-28. Acompanhe:
“ 21 Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom.
22 Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito".23 Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: "Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós". 24 Ele respondeu: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel". 25 A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, ajuda-me! "26 Ele respondeu: "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".27 Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos".28 Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada. ”
Este relato acontece logo após Jesus ter repreendido os fariseus quanto às tradições judaicas, situação onde Ele os chama de hipócritas.
Em contraste a repreensão aos religiosos Judeus, nos deparamos com este relato de uma nascida em Sidom, cuja linhagem era diferente do povo de Israel, mas que ao ver Jesus encontra esperança.
Essa é uma história onde uma pessoa improvável é agraciada por Deus por seu testemunho de perseverança e fé. Por isso, ao olhar para esta mulher cananéia, pode-se encontrar 4 aprendizados muito importantes a respeito de como perseverar diante dos “NÃOS” que você recebe ao longo da vida. Acompanhe os pontos através da Palavra de Deus:
1. PERSEVERAR DIANTE DO SILÊNCIO DE DEUS
“ 22 Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito".
23 Mas Jesus não lhe respondeu palavra. ” Mateus 15.22-23
Nesse trecho destaca-se o silêncio de Jesus, que poderia ter negado o pedido ou aceitado imediatamente, mas preferiu se manter calado. Assim muitas vezes acontece ao longo da caminhada cristã. O Senhor responde no momento em que deseja, mas o fato de estar em silêncio não significa que Ele não está ouvindo suas orações.
Em Eclesiastes 11.5 diz:
“ 5 Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas. ”
Isso significa que nem sempre você vai conseguir entender os movimentos e o agir de Deus, mas precisa continuar perseverante na caminhada, confiando no Seu cuidado.
2. PERSEVERE DIANTE DA OPOSIÇÃO AO SEU PROPÓSITO
“ 23 Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: "Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós".24 Ele respondeu: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel". ” Mateus 15.23-24
Havia uma oposição dos discípulos, a atitude desta mulher, considerando-a inoportuna e inapta a receber favor de Deus, por não ser da tribo de Israel.
Mesmo diante disso, ela continuou a pedir a ajuda de Cristo, sem se importar com preconceito cultural ou medo de parecer inconveniente, pois, tinha convicção de que aquele que estava diante dela seria o único capaz de socorrê-la.
Essa é a conduta que deve ser imitada por aqueles que desejam superar as adversidades e perseverar em Cristo, sobre isso Colossenses 3.2 diz:
“ 2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. ”
3. PERSEVERE COM O CORAÇÃO RENDIDO AO SENHOR
“ 25 A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, ajuda-me! "
26 Ele respondeu: "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".
27 Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos". ” Mateus 15.25-27
Nesses versículos ela continua diante de Cristo pedindo seu auxílio, e com o coração quebrantado se lança ao chão em adoração.
Perseverar requer rendição e quebrantamento, pois, somente um coração quebrantado e totalmente rendido ao Senhor consegue compreender que Ele é o único caminho.
4. PERSEVERE NA FÉ
“ 28 Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você
deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.”
No fim da história, Jesus deixa muito claro que foi a fé daquela mulher o motivo de sua filha ser curada. Não foram as aparências, o network, ou influência, mas a fé insistente diante de Deus, e é através dela que você deve perseverar.
Em 1 Coríntios 16.13 está escrito:
“ Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.”
Perseverar requer saber lidar com o silêncio de Deus e seguir com fé em direção ao propósito mesmo diante das adversidades.
Assista a pregação completa a respeito do tema e conheça também a história de uma grande mulher de Deus, chamada Maria, clicando nos vídeos que estão disponíveis logo abaixo. Confira: