...

Orientações de Deus para os recomeços na vida adulta

Igreja Viva | publicado há 11 meses

Na bíblia encontramos muitas histórias de mulheres que nos ensinam muito e, hoje quero falar sobre Noemi e Rute, duas mulheres que tiveram muitas perdas familiares.

Rute ficou viúva ainda muito jovem, e Noemi ficou viúva, além de perder seus dois filhos. 

A história dessas mulheres fala sobre superação

 “O homem chamava-se Elimeleque; sua mulher, Noemi; e seus dois filhos, Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram. Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido.” Rute 1:2-5

O livro de Rute é a história de um drama familiar, ele apresenta várias crises comuns em muitas famílias como, por exemplo: problemas financeiros, doenças na família, a dor do luto, a viuvez, a amargura contra Deus. Entretanto esse livro nos ensina a confiar em Deus, pois Ele transforma as tragédias em cenários de esperança, Ele enxuga nossas lagrimas, acalma a nossa dor.

A morte e o sofrimento são sempre incômodos - a morte nos confronta com nossa finitude, isto é, a nossa maior limitação e fragilidade, pois somos apegados a vida. 

Vivemos em uma sociedade que valoriza o hoje, e que faz apologia a juventude, buscando com isso prolongar nossos dias sobre a terra, tirando assim o foco da dor, do sofrimento e da morte. 

No entanto, as crises são instrumentos de mudanças do status quo.

Depois de uma crise, jamais permanecemos os mesmos, trata-se de uma encruzilhada ou saímos de um patamar mais alto de funcionamento emocional, ou em um patamar mais baixo. 

Noemi é um exemplo de superação ao conseguir lidar com o luto da perda dos filhos, e recomeçar sua vida; ao retornar de Moabe para Belém.

Na experiência de Noemi, o sofrimento e a dor foram minimizados pela presença de Rute - sua nora - que também perdeu o marido; entretanto se apegou a sogra, e foi resposta de Deus para apoiar e cuidar de Noemi. 3

Em nossa vida precisamos ficar a tentos e sensíveis, porque Deus também pode colocar pessoas que sejam instrumentos em Suas mãos, para nos consolar e sustentar com Seu ombro amigo em momentos de crises. 

Essas duas mulheres desafiaram a crise e agiram com fé e confiança na resposta de Deus. 

O livro de Rute exalta a vida de Noemi, uma israelita, e Rute, uma moabita. A história tem o  seu desfecho com a chegada do filho de Rute, e neto de Noemi, que faz parte da genealogia do rei Davi e consequentemente do Messias o Salvador. 

A vida dessas duas mulheres é um consolo para aqueles que sofrem, pois o desfecho traz como resultado a vitória, reafirmando que vale a pena confiar em Deus, em toda e qualquer situação

O Senhor não falha, Ele sempre entrará com a provisão. Mantenha sua fé em toda e qualquer situação, porque o Senhor é fiel!

Acompanhe na íntegra as mensagens relacionadas a esse tema, que estão disponíveis logo abaixo. 

Confira:

VIDA IBB

...
Igreja Viva | publicado há 4 dias
Igreja Viva
...
Igreja Missional | publicado há 2 semanas
Igreja Viva

ver todas