Você gosta de comemorações? De dias especiais?
Você é daqueles que como meu filho, começa contar os meses que faltam para o próximo aniversário no dia seguinte ao seu aniversário? Ou você é daqueles que gostaria de fazer aniversário no dia 31 de dezembro pra ninguém lembrar que você está ficando velho?
Talvez você seja como eu. Não sou louco por dias especiais, mas acho que eles têm que ser comemorados. Não esquento muito se não tiver um bolo de aniversário, mas amo quado me parabenizam.
Algumas coisas, no entanto, são muito especiais para mim. Eu posso até esquecer o dia que começei o namoro (pergunte para a Marta, ela vai saber!) mas o dia do casamento, esse… de jeito nenhum!
Foi no dia primeiro de dezembro de 2007. Me lembro muito bem. Eu, um missionário solteiro de 30 anos (as más línguas diziam que eu estava encalhado!) me casando com a mulher mais bonita que eu conheço! Pura misericórdia de Deus, não é mesmo?
Quase três anos se passaram daquele dia e no dia 10 de Novembro de 2010, minha primogênita veio ao mundo! Linda e cabeluda! Esse dia não tem como esquecer!
No dia primeiro de dezembro de 2013 veio outro momento importante. Marta e eu comemorávamos nosso sexto aniversário de casamento e a minha filha com apenas 3 anos, na hora de dormir, pergunta para a mamãe:
"Mamãe, você pode me explicar novamente aquele negócio de aceitar Jesus e de salvação?"
Marta me chamou e ali, naquele quarto, tivemos uma experiência inesquecível! Conduzida pelo Espírito Santo aquela menina de 3 anos (que parecia ter 10 naquele momento) aceitou Jesus! Sim, ela tem 12 hoje e pode te confirmar essa história!
O dia primeiro de dezembro é dia de comemoração dupla! Nosso casamento e o novo nascimento da Débora!
Para certas datas não precisamos de lembretes. Outras, provavelmente sim. Eu não sei quais são as tuas datas especiais, aquelas que você não precisa de lembretes, mas eu sei que a Palavra de Deus nos ensina a celebrar algumas coisas que deveriam ser prioridades!
Quero citar uma hoje: a Ceia.
A Ceia do Senhor é especial, pois foi o próprio Jesus que disse: Fazei isso em memória de mim (1 Coríntios 11.25).
A Ceia (assim como o dia primeiro de dezembro para mim) é uma celebração que tem a ver com duas coisas. Novo nascimento e casamento!
O novo nascimento transforma nossa vida e nos dá o "ingresso" ao povo de Deus! A Ceia é privilégio de quem tem Jesus (em nossa igreja verificamos isso através do Batismo mas esse é assunto para um outro texto!).
Não somente celebramos o novo nascimento através da salvação que Cristo nos deu, morrendo por nós (entregando seu corpo, o pão da vida, e seu sangue, o cálice da nova aliança) mas também colocamos um lembrete à vista de todos, de que um dia o noivo (Jesus) virá para se casar com sua noiva (a Igreja) e a festa será magnífica!
Não sei se você precisa espalhar lembretes pela casa toda ou não, só sei que domingo é dia especial! Uma vez por mês (normalmente no primeiro domingo do mês) celebramos ainda mais! Celebramos a Ceia do Senhor!
Não deixe de estar presente! Celebre o novo nascimento! Celebre o casamento! Espalhe lembretes pela casa, coloque no seu calendário, ou simplesmente lembre! O importante é que se você é parte da família, queremos você celebrando em família!
E aí? Te vejo no domingo?
Em Cristo,
Por: Pr. Eduardo Treumann