...

Leitura Bíblica aplicada

Igreja Viva | publicado há 1 ano

Se fizermos as seguintes perguntas para um crente em Cristo Jesus: “Para você, o que a Bíblia representa? Qual a importância de conhecer e estudar a Bíblia?”. Qual seria a resposta mais comum ou esperada?

Não quero gastar muito tempo aqui ponderando a respeito das respostas que poderíamos obter, mas consideremos uma reflexão muito pertinente à respeito da Bíblia: Como o bom entendimento do propósito da Palavra de Deus me leva a uma aplicação prática em meu viver diário?

Sabemos que a Palavra de Deus é a sua revelação especial sobre Seu ser, caráter, divindade, poder, justiça, misericórdia, graça, amor e principalmente salvação! Sem a Bíblia nunca poderíamos conhecer realmente quem Deus é e qual seu propósito para nossas vidas. Sem a Palavra não poderíamos ter sequer esperança eterna em face de nossa miserável e limitada vida. Entendemos então que a revelação especial do Senhor sobrepuja qualquer literatura, cultura e tentativa de orientar o ser humano em determinado alvo ou objetivo. Ela é eterna, infalível, inerrante, não se contradiz, é inspirada e poderosa para penetrar o mais íntimo da alma humana (Hebreus 4.12).

A Palavra de Deus deve ocupar o lugar de primazia em nossa vida diária, pois ela é nosso manual de conduta e de fé, alinhados ao bom propósito e à vontade soberana do Pai. Seguir e crer de coração em seus ensinamentos leva à uma vida feliz e completa, não à mercê das correntes, pensamentos e filosofias deste mundo caído e de seu deus.

Nossa caminhada diária, amparada e sustentada pela vontade de Deus, nos traz direcionamento em face do sofrimento, exortação para com o pecado e suas consequências na vida do homem, esperança que não se limita à esta vida, sabedoria para o coração e fé no Único que pode nos capacitar e guiar no caminho que devemos andar. Sem a Palavra seria o mesmo que tatear no escuro em busca de luz e nunca encontrá-la.

Nossa jornada de Leitura Bíblica Aplicada está dividida em 08 aulas com bastante aprendizado e reflexões. Cada aula se debruça em um aspecto diferente da bibliologia e te desafiará a aprofundar um pouco mais no conhecimento do que é a Palavra de Deus e seu propósito para a tua vida. Os temas serão:

A Revelação Especial

O entendimento a respeito da revelação especial salvífica de Deus ao homem através das escrituras.

A Doutrina Bíblica da Inspiração

A Palavra de Deus não provém de entendimento ou vontade humana.

Desvios da Doutrina Bíblica da Inspiração.

Estudo a respeito de desvios de entendimento a respeito da Inspiração Bíblica.

A Inerrância da Bíblia

A Palavra de Deus não erra e não se contradiz.

A inerrância e os ensinamentos de Cristo

Cristo valida as escrituras e afirma sua inerrância, usando-a de forma correta, no propósito que lhe foi dado

Passagens Problemáticas

Estudo de passagens com aparentes ou supostas contradições e erros.

O Cânon

A formação da Bíblia e sua estrutura.

A Interpretação da Bíblia.

Como interpretar a Bíblia corretamente, dentro daquilo que Deus designou.

Convidamos você não apenas à ler a Bíblia diariamente, mas também a entender aspectos fundamentais da verdade Bíblica, como ela chegou até nós, qual sua origem, seus autores, suas divisões e muitas outras informações que certamente guiarão você a um entendimento mais aprofundado e feliz da Palavra de Deus. Embarque nessa jornada conosco!

Pr. Daniel Dauaidar

Você pode iniciar conosco esta jornada em nossa Escola Bíblica Discipuladora.

De 08/Maio a 26/Junho na IBB Bacacheri e Uberaba

Informações (41) 99125-0870 (Taynah)

VIDA IBB

...
Igreja Viva | publicado há 3 dias
Igreja Viva
...
Igreja Missional | publicado há 1 semana
Igreja Viva

ver todas