A Bíblia é palavra de Deus, a fonte de sabedoria capaz de nos guiar e direcionar em todas as áreas da nossa vida. E quando refletimos sobre o relacionamento familiar é importante voltarmos nossos olhos a ela para enxergar o que Deus sonha e espera de nós nesse contexto.
A família é importante para Deus, um projeto sagrado instituído por Ele
desde a criação do homem, para ser lugar de amor, acolhimento e união. Nós porém experimentamos na construção familiar a convivência com indivíduos diferentes de nós, pessoas com características, opiniões e gostos muito particulares, o que com certeza é desafiador.
Mas como filhos de Deus somos chamados a revelar o caráter de Cristo em todas nossas relações. Pensando nisso podemos refletir a respeito de 4 frutos que o direcionamento com base na Palavra de Deus gera no ambiente familiar, descritos em Deuteronômio 6.1-12.
1. A PALAVRA DE DEUS GERA TEMOR À DEUS
2 Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa.
O temor a Deus é um sentimento de profunda reverência, respeito ao Pai e a seus caminhos. É atitude do cristão que se curva humildemente diante de Deus e obedece com diligência seus mandamentos.
A família que teme ao Senhor busca obedecer e crescer em santidade enquanto a sem temor relativiza os princípios, cresce em divisão e destruição.
Reconhecer nosso lugar como filhos sujeitos a vontade do Pai impacta diretamente em como nos enxergamos e nos posicionamos dentro do nosso lar, por isso apenas com temor e obediência a, podemos viver em uma família abençoada.
2. A PALAVRA DE DEUS GERA SEGURANÇA NA CAMINHADA
3 Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem e você será muito numeroso numa terra onde manam leite e mel, como lhe prometeu o Senhor, o Deus dos seus antepassados.
O mundo é instável, inconstante e incerto.Tudo pode mudar em pouco tempo.
Mas Deus continua sendo o mesmo desde o início até o fim dos tempos e quando estamos enraizados nele não há nada capaz de nos acovardar.
Se nós em família tomamos decisões baseados em princípios bíblicos, não há porque ter medo, pois o Senhor é o guia da caminhada. E mesmo quando o caminho apresentar obstáculos ainda sim poderemos nos manter firmes na confiança que o próprio Deus gerou em nós.
Assim quanto mais próximos de Deus estamos, mas confiantes estamos em nossa caminhada
3. A PALAVRA DE DEUS GERA AÇÃO ALÉM DA OBEDIÊNCIA
5 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. 6 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. 8 Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.9 Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.
Poderíamos estar falando somente da obediência, mas a Palavra de Deus nos direciona para muito além disso. Somos direcionados a transbordar nas ações, com amor e sendo exemplo no papel que desempenhamos dentro da família. Porque a maior estratégia de ensino é viver uma vida que revela a Deus.
1 Timóteo 5.8 tem uma orientação pesada a respeito da importância de cuidar:
8 Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente
Ou seja, cuidar da família é viver os princípios eternos da Palavra de Deus de forma inegociável.
4. A PALAVRA DE DEUS GERA DIREÇÃO PARA VIVER AS PROMESSAS DO SENHOR PARA A FAMÍLIA
10 O Senhor, o seu Deus, os conduzirá à terra que jurou aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, que daria a vocês, terra com grandes e boas cidades que vocês não construíram, 11 com casas cheias de tudo que há de melhor, de coisas que vocês não produziram, com cisternas que vocês não cavaram, com vinhas e oliveiras que não plantaram. Quando isso acontecer, e vocês comerem e ficarem satisfeitos,
12 tenham cuidado! Não esqueçam o Senhor que os tirou do Egito, da terra da escravidão.
Antes mesmo de nascermos Deus já havia sonhado conosco, fomos gerados para um propósito e assim também acontece com as famílias.
Desde a formação Ele já depositou sobre cada família, uma promessa.
E se seguirmos guiados de acordo com a bíblia, caminharemos de encontro a esse lugar preparado para nós, assim como o povo caminhou a terra prometida. E puderam desfrutar não só de todos favores de Deus na sua chegada, mas também de todo seu cuidado durante a caminhada.
Confira as fotos de domingo!
Por fim, quando nós tememos ao Senhor, confiamos nas suas promessas e agimos conduzidos Pela Sua Palavra, nós experimentamos da transformação em Deus e de bênçãos que transbordam sobre a nossa casa.