O Senhor é um Deus de milagres. Ele intervém na história e age na vida de todos aqueles que o confessam com Salvador.
O povo de Israel foi agraciado por grandes milagres, como: presenciar o mar vermelho se abrir para que eles pudessem passar em segurança e se fechar para engolir o exército egipcio. Ver em meio ao deserto surgir uma coluna de fogo, para protegê-los do frio durante a noite, e uma nuvem para acompanhá-los durante o dia.
Assim, eles conheceram os milagres de Deus e com o tempo até se acostumaram a vê-los. Mas, por não conhecerem intimamente o Deus que operava esses milagres, começaram a murmurar e se distanciar da vontade do Senhor, ao ponto de precisarem passar 40 anos no deserto.
Esse é o risco que correm todos aqueles que permanecem na fé em busca de vantagens materiais. Pois o evangelho de Jesus não é sobre ver milagres, é sobre viver um relacionamento íntimo com Ele.
Temos o que muitos profetas sonharam.
Nas Escrituras, é possível acompanhar como Deus se revelou progressivamente ao seu povo.
No velho testamento, os homens conheciam muito pouco a respeito do Senhor, que nesse período inspirou alguns profetas a desejarem e profetizarem a respeito do que temos hoje. A oportunidade de estar constantemente em Sua presença.
Esse anseio profético pode ser encontrado em trechos da Palavra como Joel 2:28, que diz:
“derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.”
A partir da ressurreição de Jesus, e sua subida aos céus, a presença de Deus se fez constante pelo Espírito Santo. E todo aquele que se arrepende de seus pecados e recebe a salvação de Cristo se torna habitação Dele. Pedro fala sobre isso em Atos 2:38. Veja:
“Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.”
A presença do Espírito Santo é uma graça para ser desfrutada!
Deus habita em você!
Compreende como isso é grande, poderoso e transformador?
Reconhecer esse privilégio te ajuda a abrir mão do controle, para seguir os direcionamentos desse Maravilhoso Conselheiro e desfrutar dos benefícios que Sua presença produz.
Alguns dos benefícios gerados pela proximidade do Espírito Santo e respaldados pela Palavra, são:
Se conectar profundamente com Deus.
A respeito disso em João 14:16-20 Jesus diz:
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.
Reconhecer pecados.
Em João 16:8 está escrito:
“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.”
Fazer com que Cristo seja o Senhor de sua vida.
Sobre isso 1 Coríntios 12:3 diz:
"Ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo.”
Experimentar a paternidade de Deus.
Essa afirmação está em Romanos 8:15,16:
“Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.”
O Senhor deu aos seus filhos um Espírito de adoção, alguém que te leva para o abraço do Pai, que produz arrependimento, estabelece o senhorio de Jesus na sua vida e te conecta intimamente com as três pessoas de Deus.
Confie nas promessas registradas na Sagrada Escritura e escolha abrir mão do controle, para apenas desfrutar da presença do Espírito Santo em você, enquanto Ele próprio te conduz para onde o Senhor deseja te levar. E se no percurso encontrar dificuldades ore e o Auxiliador te ajudará, pois no livro de Jeremias 33:3 Deus diz:
“Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.”
Acompanhe as mensagens ministradas no último domingo para continuar refletindo a respeito deste tema. Os vídeos estão disponíveis logo abaixo. Confira: