AVISO IMPORTANTE: Esse texto contém spoilers dos filmes da saga Star Wars e da vida dos apóstolos Pedro, Paulo e João!
Era uma vez um contrabandista arrogante, ele era audacioso, egoísta e só pensava em dinheiro. Ele pilotava a nave espacial mais rápida de toda a galáxia e por isso era muito conhecido. Ele se meteu com alguns caras muito maus e estava devendo dinheiro e numa grande enrascada. Um dia ele conhece algumas pessoas boas, que apresentam a ele uma causa muito importante. Por causa do amor e do convívio com seus amigos, ele é transformado. O tempo passa e aquele contrabandista se torna um herói altruísta!
Me perdoem aqueles que não tem ideia de quem estou falando, mas se você é um pouco ligado em filmes de ficção, já matou a charada, certo? Han Solo, o parceiro do Chewbacca, que se torna grande amigo de Luke Skywalker e da Princesa Leia (que mais tarde se transforma em sua esposa).
Como dizem por aí, “a vida imita a arte”, mas eu desconfio que essa história do homem egoísta que se torna uma pessoa boa é mais antiga do que os filmes de ficção. Aconteceu com o Paulo de Tarso, de perseguidor da igreja a apóstolo dos gentios. Aconteceu com Pedro, de homem duro e briguento, a peça fundamental na Igreja de Cristo.
Uma das transformações que mais me chama atenção é a de João, irmão mais novo de Tiago. João era briguento, irado, arrogante e difícil de conviver. Assim como seu irmão, ele era conhecido como “Filho do trovão".
Um dia João conhece Jesus e começa a caminhar com ele. As coisas começam a mudar. Ele está com Jesus no monte da transfiguração, ele está com Jesus quando este alimenta uma multidão usando apenas cinco pães e dois peixinhos. Ele vê Jesus transformar vidas, curar, abençoar e até repreender quem precisa.
Ele aprende tanto sobre o amor ao ponto de se tornar o discípulo que mais escreve sobre o assunto na Bíblia. Ele deixa de ser o “Filho do trovão” e se torna o “Apóstolo do amor”.
Não importa quem você seja, se bandido ou herói, se egoísta, arrogante ou apenas um bom moço. Jesus transforma. Ele transformou Paulo, ele transformou Pedro e transformou João. Certamente ele pode me transformar em mim e a você. O que importa é que assim como João ensinou, amar é consequência de nos relacionarmos com Deus! O amor de Deus é inexplicável! É sobrenatural porque Deus é amor!
“Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. (1 João 4.7-8)
Que tal no ano de 2025, ao invés de deixar a nossa vida imitar a arte, vivermos de tal maneira que a nossa vida imite a Bíblia? Assim experimentaremos ainda mais o seu amor e seremos ainda mais parecidos com Ele!
Que em 2025, façamos de Jesus nosso melhor amigo e assim como João foi de “Filho do trovão” a “Apóstolo do amor”, sejamos transformados à imagem dEle!