Celebrando Datas Comemorativas: Marcando Ciclos e Construindo Memoriais de Gratidão
Nossa jornada como discípulos de Jesus é uma trama complexa de experiências, desafios e triunfos, e as datas comemorativas são os marcos que nos permitem refletir sobre essa jornada. Elas nos lembram dos propósitos de Deus e de Seus planos que se desdobram diante de nós. É como se a cada aniversário, casamento ou momento especial, Deus nos convidasse a olhar para trás e ver como Sua mão esteve presente em nossa vida, guiando-nos e sustentando-nos.
"Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia." (Salmo 118.24)
O Salmo 118:24 nos convida a celebrar o presente que Deus nos concede a cada dia. E quando se trata de datas comemorativas, a alegria é amplificada, pois são oportunidades únicas para expressarmos gratidão e regozijo pela presença constante de Deus em nossas vidas.
A IBB é um exemplo vivo disso. Ao completar 64 anos, temos um legado de fé, amor e serviço que merece ser celebrado. A celebração é, na verdade, um testemunho público das inúmeras ações de amor, graça e bênção que o Senhor tem concedido a esta comunidade de fé.
Está arraigado em nossa cultura a prática de celebrar. Há quem diga que o povo brasileiro em especial é muito festivo. Afinal de contas, quem não gosta de participar de uma boa festa não é mesmo? Seja uma festa de aniversário, uma ceia de Natal, um casamento talvez. Quais são as celebrações que você mais gosta de participar?
Sei que muitas famílias não têm esse hábito de realizar encontros festivos em sua rotina familiar, muitas vezes por serem um grupo pequeno ou por falta de hábito mesmo. Mas uma das coisas lindas de sermos igreja é que temos uns aos outros, e nossas histórias merecem ser lembradas e celebradas! Nossa igreja completa neste mês 64 anos! Você consegue mensurar quantas histórias, quantos testemunhos temos para compartilhar? Milagres como curas, provisão, restauração de relacionamentos familiares.
Como povo de Deus, entendemos que celebrar as ações de Deus no meio do Seu povo é uma prática de fé saudável e abençoadora, pois quando celebramos, estamos proclamando o poder e a glória de Deus. O Salmista nos convoca a sermos os guardiões da história das ações de Deus.
Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos" (Salmo 145.4)
Assim como o salmista, nós também temos a responsabilidade de contar às gerações futuras o que Deus tem feito em nossas vidas e na vida da nossa comunidade. As datas comemorativas, como esta celebração dos 64 anos da IBB, são oportunidades preciosas para cumprir esse chamado e construir memoriais de gratidão que ecoarão através do tempo, lembrando-nos das maravilhas do nosso Deus. Portanto, celebremos com alegria e gratidão, pois este é o dia que o Senhor agiu, e é digno de ser exaltado.
Por: Ministro Rodrigo Lara