...

Três características da graça transformadora que você precisa conhecer

Igreja Viva | publicado há 1 ano

Se eu  te perguntasse,  o que é a graça? O que você responderia? Com certeza a resposta mais comum dentro do meio cristão seria: “FAVOR IMERECIDO”

O que  não está incorreto, porém essa definição não atinge todos os aspectos que identificamos ao acessarmos a Graça de Deus. A bíblia nos diz:

Cresçam, porém, na graça e no conhecimento nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 3.18

Mas para isso precisamos primeiro compreender a interdependência entre Graça e Santidade. Por isso, hoje vamos refletir a respeito de 3 características da graça através de Tito 2.11-16 e o apoio de outros trechos da palavra.

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus eSalvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras. É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze.

1 - A graça transformadora é para todos

Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, 4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 1 Tim. 2-3-4

Este trecho do livro de Timóteo, assim como o de Tito, deixa claro o desejo de Deus, de que todos sejam salvos sem exceção. E entender isso deve mudar nossa percepção a respeito do outro e nós ajudar a enxergar cada indivíduo como um possível receptor da Graça Salvadora.

Um dia nós mesmo fomos alcançados por ela e decidimos seguir a Cristo.

A partir disso recebemos a responsabilidade, de permanecer com o coração alinhado à vontade do Senhor,  mesmo em meio a situações onde socialmente seria aceitável desejar o pior a uma pessoa

Nosso papel é desejar que Jesus alcance a todos e que a graça transformadora do Pai lhes dê uma nova vida, isso não pode mudar de acordo com que o outro nos fez, ou seja, o desejo de Deus é encontrar até aqueles que nos machucaram.

2 -  A graça transformadora nos capacita para santificação

Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,  enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Tito 2.12-13

Hoje é muito comum vermos igrejas com discursos legalistas a respeito da graça. E aqui é muito importante que entendamos que sim, é pela Graça  que podemos ter a certeza da vida eterna, pois nela somos libertos dos pecados que já cometemos. 

Mas também é por meio dela que recebemos capacitação e envio a uma vida de santidade. Ou seja, ela não é de forma alguma uma espécie autorização para continuarmos pecando deliberadamente.

O texto de 2 Pedro 2.19 - 22 fala de forma bem direta a respeito disso:

Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina. Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama"

3  - A graça transformadora nos leva a proclamar a restauração

Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.15 É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze.1 Tim. 2-14-15

Você foi alcançado pela Graça porque Deus te ama, deseja que caminhe a seu lado e desfrute da paternidade divina, mas essa transformação gerada em sua vida também te capacita a proclamar as boas novas.

Se nos apoiarmos nessa verdade seremos impulsionados diariamente a transbordar na vida de todos aqueles que estão ao nosso redor.

E pessoas restauradas em Cristo, que espalhem a verdade do evangelho com suas próprias vidas é exatamente o que o mundo clama sem falar, espera sem saber e genuinamente precisa!

Creio que o Pai te trouxe a refletir sobre este assunto pois deseja derramar deste presente abundantemente sobre sua vida, para que você compartilhe e se torne canal Dele em seu ciclo social e familiar.

Convido você a tirar agora alguns minutos para orar e refletir a respeito do que o Espírito Santo trouxe à sua mente ao longo da leitura deste texto. Você pode anotar as referências bíblicas e mergulhar mais a fundo nelas em seu tempo devocional.

Além disso, também pode ouvir as pregações deste domingo que se relacionam com o tema e também abordam outros pontos, logo abaixo:

VIDA IBB

...
Igreja Missional | publicado há 2 dias
Igreja Viva
...
Igreja Missional | publicado há 1 semana
Igreja Missional

ver todas