Somos seres complexos. Somos corpo, alma e espírito. Nosso corpo corresponde a nossos aspectos orgânicos, estrutura que sustenta, junto à nossa mente, a profundidade de nosso espírito. Caminhar como um ser multidimensional é um grande desafio humano, pois zelar por nós exige que, em certa medida, conheçamos o que nós somos e para quê somos.
Com muitas exigências nos dias de hoje e com muitos convites a distrações, por vezes a caminhada do dia a dia é atribulada. Nos deixando, assim, com pouco espaço para as decisões sobre como devemos viver nosso cotidiano para estarmos mais próximos do Pai e, portanto, saudáveis para glorificá-lO.
Em 1 Coríntios 6.10-20, Paulo nos esclarece: “Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Por que fostes comprados por bom preço, glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
Deus nos convida a ser templo de Seu Espírito. Que maravilhoso convite! Assim, é de nossa responsabilidade cuidarmos para que esta “casa” esteja de um modo em que Ele possa habitar. Claro, Deus não depende de nenhuma condição para habitar em nós, mas se agradará se o ambiente puder ter: silêncio para ouvir Suas palavras, ordem para perceber Sua presença, quietude para podermos nos sentar aos Seus pés.
O Senhor deseja que estejamos com Ele. Paulo nos lembra de que fomos comprados por alto preço, não somos mais nossos, mas dEle. Então, vamos zelar por nosso corpo e mente, vamos glorificar a Deus cuidando de nossa saúde e da saúde de nossa comunidade. Em 1 Coríntios 3.16-17, Paulo nos mostra com clareza que não podemos ter atitudes autodestrutivas, pois somos templo do Espírito de Deus, e ainda ressalta: “porque o templo de Deus, que sois vós, é Santo”. Então, vamos cuidar com carinho deste espaço sagrado para que em Jesus Cristo ele traga frutos para glorificar a Deus? Siga a Rede de Mulheres no Instagram: @mulheres.ibb
Maria Helena Budal