...

SETEMBRO AMARELO: A vida é a melhor escolha

Igreja Viva | publicado há 1 ano

As emoções influenciam todas as esferas da vida humana.

Sonhos, decisões e relações sofrem o impacto direto dos pensamentos, já que toda ação prática acontece antes no campo mental.

Mas os sentimentos humanos são instáveis e podem se fragilizar, enrijecer e mudar, a partir 
dos acontecimentos cotidianos.

A palavra de Deus aponta para o fato do coração humano não ser confiável em Jeremias 17.9 :

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 

Na bíblia existem vários exemplos de pessoas que foram dominadas por impulsos emocionais, Judas, Saul, Moisés e Elias são quatro dessas pessoas.

Esses homens têm em comum um histórico de dificuldades emocionais e pensamentos autodestrutivos, mas suas histórias se diferenciam através da maneira com que lidaram com isso.

Judas deixou-se dominar pela ganância, traiu o seu Senhor e longe Dele se suicidou. Saul foi instituído rei, mas traiu a Deus conduzindo sua vida ao contrário de Sua vontade e no fim do livro e 1 Samuel tirou sua própria vida.

Já Moisés e Elias viveram batalhas no campo emocional e também desejaram morrer. Assim, Moisés pede a Deus que tire sua vida em Números 11.10-15 e Elias em  1 Reis 19.1-5:

Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles”. Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, SENHOR. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”. Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”.

No trecho acima  Elias se relaciona com o sentimento de proximidade da morte por duas vezes, na primeira vez ao ter sua morte anunciada pelo mensageiro de Jezabel ele foge dela, mas ao chegar a um lugar seguro pede para que o Senhor lhe tire a vida.

Isso retrata bem a dualidade da da vivência humana, as pessoas são instintivamente programadas para sobrevivência, por isso em situações de perigo recebem uma carga de adrenalina para que possam agir rapidamente para se proteger. 

Mas a mente envolta por pensamentos negativos é capaz de quebrar a barreira do instinto e desejar o fim como saída para romper a dor, angústia e tristeza.

Elias teve ideações suicidas assim como Judas e Saul, que tomaram medidas extremas. Mas assim como Moisés, Elias não permitiu que seu coração o conduzisse, mas se apresentou diante de Deus para que Ele continuasse a guiar a sua vida. 

E a partir disso teve a oportunidade de viver em abundância de graça, experimentando da bondade, cuidado e proteção do Senhor ao longo de sua vida, até mesmo em seu fim, pois não precisou passar pela morte e foi arrebatado aos céus.

Aqueles que caminham apoiados em Deus ao enfrentar problemas emocionais encontraram consolo, equilíbrio e força para seguir.Mesmo assim, alguns precisaram de intervenção médica e terapêutica para entender e lidar com o que sentem. 

Nesse ponto, é importante destacar  que isso não os faz menores ou com menos fé. E que  o próprio Deus, concedeu inteligência e  recursos naturais para que os medicamentos fossem produzidos, transtornos fossem observados e detectados, para garantir auxílio aos filhos que precisam;

Se você está passando por dificuldades emocionais, apresente isso diante do Senhor e busque ajuda!

Na IBB possuímos encontros direcionados para acolher e tratar a quem precisa, entre em contato com a secretária para mais informações.

Você também pode conferir a mensagem completa a respeito do tema logo abaixo:

VIDA IBB

...
Igreja Missional | publicado há 2 dias
Igreja Viva
...
Igreja Missional | publicado há 1 semana
Igreja Missional

ver todas