Em Filipenses 3.20, Paulo nos lembra: “A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” Como peregrinos, nossa cidadania e identidade são celestiais, definidas não pelas circunstâncias deste mundo, mas pela verdade do que Deus diz sobre nós.
Isso nos leva a um ponto essencial da vida cristã. O "Ser Peregrino" é um ser que foi encontrado pelo amor de Deus! O texto de 1 João 4 nos diz que o amor consiste no fato de que Deus nos amou primeiro. Ou seja, fomos encontrados pelo amor de Deus! Esse amor que nos salva, nos redime e nos transforma por completo veio ao nosso encontro. Isso é libertador!
Mas não só isso: além de sermos encontrados pelo amor de Deus, somos também enviados! Enviados a mudar e transbordar vida em nossos contextos! Como peregrinos, somos desafiados a ser sal e luz nesta terra. Mesmo que sejamos passageiros por aqui, nossa missão é anunciar a Cristo e Suas verdades!
Assim, surge a Conferência Flechas - Peregrinos, com o forte desejo de nos lembrarmos de que fomos encontrados por esse amor e que também somos desafiados e enviados à sociedade. A Conferência é um tempo de preparo e capacitação, comunhão e unidade, para o fortalecimento e incentivo de jovens e adolescentes a serem peregrinos em suas escolas, faculdades, famílias, estágios, trabalhos e em qualquer lugar em que estiverem!
Não se engane: ser encontrado por esse amor é enviado como agente de transformação tem seu preço, e isso nos custará muito! É preciso desapegar das coisas desta terra, porque um peregrino não vive pelo que pode ver, mas pela fé! Somos guiados pela fé e pelos valores do Reino de Deus. Assim, o peregrino é alguém desapegado.
Mas não um desapegado que não dá valor a tudo que tem, mas alguém que vive com gratidão e reconhecimento pela soberania de Deus, agindo como um bom mordomo com tudo que possui, zelando e cuidando, ao mesmo tempo que não permite que essas coisas tomem conta do seu coração!
Há uma necessidade urgente de assumirmos nossa responsabilidade como peregrinos. Aqueles que vivem sua identidade em Cristo e têm sua cidadania nos céus, enquanto são enviados a transformar a sociedade. Pessoas ao nosso redor carecem de uma palavra de esperança, consolo, amor e vida, e nós, como peregrinos, somos enviados urgentemente a levar o amor que nos encontrou a essas pessoas.
Você tem vivido como um peregrino? Tem fundamentado sua vida no amor de Deus e em sua cidadania celestial? Tem sido um agente de transformação onde está?
Deixe o Espírito Santo guiar seus passos e viva como um peregrino.
Pr. Matheus Machiavelli