...

Pamosi, um sonho que está se tornando realidade

Igreja Missional | publicado há 1 mês

Em Angola, quando queremos dizer que estamos juntos podemos usar a palavra PAMOSI. Essa palavra tão especial deu nome ao projeto educativo que olha para os alunos em sua diversidade, oferecendo a oportunidade de aprenderem em um ambiente inclusivo e acolhedor, uma escola que atende crianças com necessidades, crianças com deficiência visual, auditiva, e algumas outras síndromes, mas também uma escola que fez a inclusão reversa, nasceu para atender as crianças com deficiência, mas atualmente atende também crianças sem deficiência.
Esse projeto de Missões Mundiais tem beneficiado centenas de crianças para quem antes as portas da escola estavam fechadas. Beneficiando aos alunos, suas famílias e comunidade, favorecendo a aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia na vida em família e sociedade. Comunicando o amor e esperança através das boas novas de salvação em Jesus.
Em 2003, logo após o fim da guerra civil em Angola, constatou-se a necessidade de desenvolver um trabalho com perspectivas socioeducativas à comunidade com uma atenção especial às crianças com surdez. Tendo em vista esta necessidade iminente, foi desenvolvido na Igreja Batista do Calvário um ministério com pessoas com surdez, e tudo começou desde 2004, após um recenseamento no bairro.
A Escola Pamosi começou como extensão da escola número 149 no bairro São João, com duas turmas funcionando: pré e primeira classe. As instalações eram de adobe (barro com palha) e em 2005 recebeu um apoio para construção de 5 salas de blocos.
A Escola Pamosi, como extensão do Ensino Especial do Huambo, foi pioneira no que se refere à educação bilíngue para alunos com surdez e se tornou referência no ensino em Huambo.
Para melhor atender às crescentes demandas da comunidade e beneficiar cada vez mais pessoas, oferecendo mais oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem, uma nova sede para a escola PAMOSI está sendo sonhada.
É para a realização desse sonho, que queremos te convidar para se envolver ativamente na campanha de levantamento de recursos para a construção da nova escola PAMOSI.
A nova sede da escola Pamosi contará com 18 salas. Cada sala comporta até 20 alunos. Inicialmente a escola vai beneficiar 360 alunos do ensino regular, podendo chegar ao número de 1000 alunos, se incluídos os outros cursos complementares.
Tudo foi planejado para que se ofereça atendimento educacional para todos os alunos, tornando-se uma referência no ensino inclusivo de qualidade, oferecendo oportunidade de aprendizagens significativas e relevantes para a vida em sociedade.
Gradativamente, outros turnos serão oferecidos e a escola tem potencial para beneficiar até 1000 alunos em três turnos, atendendo jovens e adultos à noite. Podemos chegar a 2000 beneficiários contando com consultas e atendimento a familiares dos alunos.
Junte-se a nós! A IBB foi convidada e desafiada a fazer parte desse grande projeto da nossa Junta de Missões Mundiais, que já tem feito a diferença na vida de tantas crianças e famílias lá, na África, mas que pode alcançar um número ainda maior de crianças e famílias, gerando transformação eterna na vida dessas pessoas.
Vamos construir oportunidades e chamar para perto aqueles que antes estavam excluídos. Vamos construir um espaço de inclusão, aprendizagem e esperança.
Desenhamos o projeto da Escola Pamosi em uma das paredes do hall de entrada da nossa igreja. O projeto vai ser colorido a cada mês, na medida do avanço da construção. O nosso desejo é ver esse mural todo colorido, pois com isso teremos a certeza que chegamos no objetivo final: a construção da nova Escola Pamosi.
Vamos construir PAMOSI.

VIDA IBB

...
Igreja Viva | publicado há 4 dias
Igreja Viva
...
Igreja Viva | publicado há 1 semana
Igreja Viva

ver todas