...

Os Quatro “P’s” do Pai Perfeito

Igreja Viva | publicado há 1 mês

A Palavra de Deus ensina que existe somente um Pai perfeito e que o Filho perfeito, Jesus Cristo, reflete o caráter desse Pai e nos capacita a imitá-lO. 

Quero apresentar quatro características que nós, embora imperfeitos, podemos aprender e aperfeiçoar! Ao fazer isso, refletiremos o caráter do Pai perfeito. 

Em primeiro lugar, o pai perfeito é:

  1. Provedor

O Senhor Jesus disse: “Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé!” (Lucas 12.27-28).
Ele é o maior provedor. A nós, simples mortais, resta trabalhar como se tudo dependesse de nós, sabendo que tudo depende dEle, para que, com a graça de Deus, possamos prover para nossos queridos, assim como Provérbios 19.14a conclui: “A casa e os bens vêm como herança dos pais.”

Em segundo lugar, o pai perfeito é:

  1. Protetor

Proteger não significa somente garantir a integridade física, mas, como pais, devemos erguer muros de proteção (limites), conhecidos por disciplina: “Pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem” (Provérbios 3.12).
Para os filhos: “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados” (Hebreus 12.11).

Além disso, o pai perfeito é:
 
  1. Pastor

Um pai (ou responsável) “ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando for velho não se desviará dele” (Provérbios 22.6).
Como responsáveis espirituais por nossos filhos, é nossa responsabilidade discipulá-los e ensiná-los. Deuteronômio 6 deixa isso claro: “Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões” (Deuteronômio 6.7-9).
 
A última, mas não menos importante, característica é que o pai perfeito é um:
 
  1. Propulsor

A Palavra de Deus ensina: “Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude” (Salmo 127.4). Um pai gera propulsão para que sua “flecha” alcance o alvo.
Assim como Jesus envia Seus discípulos, o pai perfeito lança seus filhos, mas também os capacita e está presente sempre: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.19-20).
 
Talvez, ao olhar para essas características, você se pergunte: quem é capaz de ser assim? Que esperança eu tenho?
Nossa esperança não está em nos tornarmos perfeitos, mas no Filho Perfeito, que é a imagem exata do Pai perfeito. Podemos nos espelhar n’Ele para caminhar na direção de ser mais parecidos com Ele.
Contudo, essa ainda não é a melhor notícia! O Dia dos Pais pode ser feliz porque mesmo que você não tenha um pai terreno amoroso ou até mesmo não tenha um pai aqui, o Senhor Jesus nos reconcilia com o Pai Celeste! 

Seja qual for a sua situação paternal, confie no Pai Perfeito e feliz Dia dos Pais!
 
Pr. Eduardo Treumann 

VIDA IBB

...
Igreja Viva | publicado há 3 semanas
Igreja Viva
...
Igreja Viva | publicado há 1 mês
Igreja Viva

ver todas