...

Os dons espirituais no Reino de Deus

Igreja Viva | publicado há 1 ano

A igreja do Senhor ou comunidade da fé em Cristo é uma comunidade de serviço e não há como servirmos a Deus e ao próximo fielmente com base em nossas próprias capacidades. 
É por isso que o próprio Espírito Santo se encarrega de nos capacitar e conceder o  necessário para que desempenhemos bem nosso papel no Reino. 
A isso se deve  a firmeza da Igreja, um organismo espiritual, vivo e poderoso composto de pessoas falhas, mas com o coração disponível.                                         

Os dons são para todos:

Todos fomos chamados para servir, mas para isso necessitamos identificar primeiro os dons que o Senhor nos confiou e a partir disso, discernir nossa vocação e chamado particular.
Entenda Deus te fez  do seu jeito para que sua forma única, possa ser benção na vida de outras pessoas. Pois Ele não nos criou para viver sozinhos, mas em unidade como seres relacionais.

 Reflitamos a respeito dos dons lendo  1 Coríntios 12.4-11: 

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer. “

Tendo esse texto em mente podemos definir dons espirituais como a capacidade concedida pelo Espírito Santo para uso em favor da edificação espiritual da igreja. Assim, dons espirituais são concedidos de forma diversa ao Corpo de Cristo, advindos do mesmo Espírito  para servirmos ao próximo.
Sendo assim, se um dom não vier do Espírito, não for ministrado sob o controle de Cristo e não tiver um resultado operado por Deus, não é um dom do Espírito. 
Podemos lembrar o que Mateus diz no capítulo 7 versículos 22 e 23:

"Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!"

O resultado, vem de Deus, que é quem faz tudo em todos. Não há como operar dons estando desconectados de sua essência ou deixando de nutrir um relacionamento próximo
com Ele.
Além disso, a intenção do coração daquele que serve, deve sempre estar sempre alinhada aos propósitos divinos. Sendo assim, preciso responder ao que fui chamado não por mim, mas para que através de mim, Cristo transforme realidades.
Para isso precisamos lembrar que somos mais que indivíduos salvos pela graça de Deus, pois a partir da salvação nos tornamos Corpo de Cristo, ou seja,  igreja viva. Lugar onde Deus habita e opera.
Por isso a manifestação dos dons não deve se limitar as paredes de nossos templos, mas sim
se estender aos contextos do nosso cotidiano;

Os dons cumprem a um propósito:

 Deus tem um propósito para cada dom entregue e nem sempre esse propósito se desdobrará em algo estrondoso aos nossos olhos, mesmo assim não devemos subestimar o 
agir do Espírito Santo, pois nele coisas que nos parecem pequenas geram tanto impacto quanto aos “grandes feitos”.
Talvez nunca tenhamos a dimensão real de quanto nossas ações práticas são importantes 
para execução dos planos do Senhor, mas podemos nos cercar da certeza de que através uma entrega genuína daquilo que somos, sabemos oferecer ou nos disponibilizamos 
a apoiar  Deus agirá.
Caso você ainda não saiba como exercer seus dons dentro da família de Cristo, faça uma oração entregando tudo o que você tem e é como recurso disponível para o Reino de Deus.
E peça ao Espírito Santo que guarde seu coração e guie suas ações te gerando oportunidades para servir a seus irmãos na casa do Pai.
Comece dando passos simples sempre debaixo de sabedoria e discernimento à luz da Palavra e o próprio Deus aumentará a medida pouco a pouco.

Você também tem a oportunidade de conferir a pregação completa a respeito do tema e um pouco de como foi nosso culto logo abaixo:

VIDA IBB

...
Igreja Missional | publicado há 2 dias
Igreja Viva
...
Igreja Missional | publicado há 1 semana
Igreja Missional

ver todas