Você gosta de comida sem sal? Isso mesmo, você não leu errado! Estou perguntando se você tem por hábito, se alimentar sem salgar o mínimo que seja, pelo menos uma porção de suas refeições.
É possível que algumas pessoas até gostem de certos alimentos mais salgados e outros um pouco menos, mas alimentos sem nenhuma adição de sal se tornam quase que indigestos. E se você já passou pela experiência de ficar internado em um hospital, sabe bem do que estou falando. Porém, neste caso específico, as refeições são servidas com tímidas e ponderadas pitadas de sal, para não agredir o aparelho digestivo, e também para não alterar a pressão arterial do paciente.
E se eu te contar que Jesus em Mateus 5. 13, afirma aos seus discípulos, peregrinos daquele tempo, que eles eram o sal da terra. O que vem a sua mente?
O que o Mestre estava ensinando aos seus ouvintes, é que por serem sal, eles teriam o privilégio e a responsabilidade de mudar o sabor daquela sociedade. Tirando o amargor da religiosidade vazia, quebrando a doce e tola ilusão da idolatria tão pregada naqueles dias, aguçando o paladar ao proclamarem o Evangelho, e gerando sede por conhecer aquele que é a fonte da Água da Vida.
E assim como o sal, ou melhor, assim como os discípulos tinham a missão de alterar o sabor daqueles dias, eu e você, peregrinos neste mundo e também discípulos de Jesus, também temos esta missão.
Talvez você esteja se perguntando: “como ser sal nos locais que frequento, com as pessoas que me relaciono, e nas áreas de trânsito?”. E eu vou te ajudar!
Todas as vezes que formos pacificadores, humildes, atenciosos, consoladores, e amorosos, estaremos salgando a vida das pessoas à nossa volta. E em todas as oportunidades que ao invés de reclamar, murmurar, amaldiçoar, fofocar, mentir, proferirmos palavras de bênção, gratidão, incentivo, e reconhecimento, estaremos deixando os lugares que frequentamos com um sabor sem igual. E sempre que através de nossa vida as pessoas tiverem a esperança renovada, a fé fortalecida, o perdão experimentado, e descobrirem o amor de Deus, seremos saleiros ambulantes.
Seja na política, na educação, no direito, na saúde, no esporte, na cultura, no entretenimento; aquele que sabe que é peregrino neste mundo e que vive com a convicção de que nosso lar não é aqui, salga as áreas que têm influência.
Resumindo, sempre que eu e você formos instrumentos do Senhor, proclamadores do Evangelho, agentes de transformação, e testemunharmos da obra e pessoa de Cristo em nossa casa, trabalho, escola, vizinhança, igreja, estaremos cumprindo nossa missão.
Bora salgar o mundo?!
Pr. Eduardo Arantes