...

Mansidão, Domínio Próprio e a totalidade do Fruto do Espírito

Igreja Viva | publicado há 1 ano

Como igreja durante o mês de maio pudemos refletir juntos a respeito do Fruto Do Espirito e suas características como resposta ao tema “O que toda família precisa?”. A partir disso encerraremos essa série de mensagens falando a respeito de duas características ainda não citadas. São elas: Mansidão e Domínio Próprio.

O que é a Mansidão?

Do ponto de vista da Inteligência Relacional a mansidão está ligada ao conceito do "sereno". Que é a umidade noturna que repousa sobre plantas e solo de forma leve tornando-as capazes de manter saúde no trato com a vida através de sua hidratação suave que não gera danos. E a visão geral a respeito de uma pessoa mansa seria de alguém de temperamento fácil; sossegado, tranquilo, calmo, meigo, que vive expressando ternura em seus relacionamentos cotidianos.

Uma pessoa mansa é capaz de ser o agente que promove a paz e a tranquilidade dos ambientes em que está inserida, contudo não é nem de longe sinônimo de apatia ou omissão.

A verdade é que se manter verdadeiramente manso diante dos obstáculos que nos são apresentados é um grande desafio. E é exatamente por isso, que Deus nos presenteou com essa característica no Fruto do Espírito. Pois um coração manso se torna capaz de conter-se diante das tentações e testemunhar Cristo de forma clara e coesa, desde suas palavras até as suas atitudes. O que nos leva a última característica, que nos é dada a medida que o Espírito Santo ganha espaço e nós, o domínio próprio.

Domínio Próprio

O Pr. Silvado costuma dizer, quando fala sobre a batalha espiritual: “ Quando satanás não te congelar, ele vai tentar te torrar.”

Ou seja, nossos dons, talentos, virtudes e afazeres precisam de controle e planejamento. Para que possamos viver com qualidade e temperança, cada estação. E é justamente esse o ponto dessa virtude.

Sendo assim, não é preciso se esforçar muito para perceber que o domínio próprio é indispensável para a vida de um cristão, pois é através do controle de si que temos a oportunidade de experimentar dos outros gomos do Fruto.

Pensando em um exemplo prático, imagine que sua vida é um vídeo game do qual você não tem total liberdade de controlar o personagem. Não importa como você jogue o fim será sempre o mesmo, até que você encontrar alguém que é capaz de libertar seu personagem daquela programação a partir daí você tem controle total dos movimentos e trajetória do mesmo. Isso é oque Cristo fez por nós.

Não conseguimos dominar nossos desejos e nos direcionar nossas intenções somente com nossos esforços, o controle permanece em nossas mãos apenas diante da graça de Deus. E para estarmos cheios dela diariamente precisamos decidir abrir mão de nós mesmos e entregar cada segundo de nossos dias ao Senhor. Um paradoxo onde precisamos confiar e nos render para assim permanecermos livres.

Em conclusão:

O Fruto do Espírito é a ação de Deus em nós, não podemos merecer ou controlar sua proporção. A medida aumenta em relação à verdadeira entrega do nosso coração. Pois o Senhor não está interessado em apenas formar cristãos éticos, mas sim em ter filhos que vivam na plenitude de Seu amor.

Sendo assim o Fruto do Espírito se revela de forma gradual, inevitável, interna e simétrica. Como uma árvore plantada que penetra a terra para se enraizar, cresce gradual e organicamente até que se torna capaz de dar frutos, que contém em si não uma mas todas as características de sua espécie.

Se você aceitou a Jesus e tem caminhado com Ele, saiba que assim será seu crescimento (gradual, inevitável, interno e simétrico). Até o dia do grande encontro!

Confira a palavra do Pr.Silvado e do Pr.Marcos do dia 05 de junho.


VIDA IBB

...
Igreja Viva | publicado há 3 dias
Igreja Viva
...
Igreja Missional | publicado há 1 semana
Igreja Viva

ver todas