...

Descubra sua vocação

Igreja Viva | publicado há 1 ano

Como viver a vontade de Deus em cada estação da vida?

Todo discípulo de Jesus é vocacionado em Cristo, para servir a Deus e sua missão no mundo. Sendo assim o Senhor designou a cada um filho, uma área de atuação no reino, a qual chamamos de vocação.

Toda vocação é uma resposta divina a uma necessidade atual, no livro de Juízes isso fica claro através da vida de Gideão. Veja:

Depois que Josué despediu os israelitas, eles saíram para ocupar a terra, cada um a sua herança. O povo prestou culto ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos líderes que sobreviveram a Josué e que tinham visto todos os grandes feitos do Senhor em favor de Israel. 10 Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel. Juízes 2.7,10

Nesse momento da história de Israel, a sociedade havia perdido a noção de valores, o referencial de autoridade e temor a Deus. Por isso experimentava toda espécie de injustiças.

Em meio a esse contexto, o Senhor vocacionou Gideão para acabar com o sofrimento de seu povo. Mas antes de tudo precisou conduzi-lo em um processo de crescimento que se inicia a partir da oração de Israel ao seu Senhor.

A palavra de Deus diz em Jeremias 33:3:

Clame a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.

O Senhor conhece as dúvidas e anseios do coração de cada filho, mas deseja que tenham com Ele uma relação sincera onde possam expressar suas necessidades. 

Todo o propósito da existência está contido em Deus. Por isso, se deseja entender qual é o seu chamado, clame a Ele uma resposta.

Gideão só pode ter acesso ao seu propósito de vida através do clamor do povo por uma resposta do Senhor, que foi dada através da vida desse profeta.

Para isso um anjo foi enviado até ele em Juízes 6.11,13:

Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”. “Ah, Senhor”, Gideão respondeu, “SE O SENHOR ESTÁ CONOSCO, POR QUE ACONTECEU TUDO ISSO? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã”.

Sua primeira reação foi questionar a Deus, pois ainda não possuía entendimento a respeito de seu poder.
Mas apresentando suas dúvidas ao Senhor recebeu as respostas que precisava.

O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?” 15 “Ah, Senhor”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.” 16 “Eu estarei com você”, respondeu o Senhor, “e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem”. Juízes 6.14,16

A partir daí Gideão é conduzido a um processo de crescimento e em um ambiente de adoração e começa a dar pequenos passos em fé.

Disse-lhe, porém, o Senhor: “Paz seja com você! Não tenha medo. Você não morrerá '' .Gideão construiu ali um altar em honra ao Senhor e lhe deu este nome: O Senhor é Paz. Até hoje o altar está em Ofra dos Abertos.
Naquela mesma noite, o Senhor lhe disse: “Separe o segundo novilho do rebanho de seu pai, aquele de sete anos de idade. DESPEDACE O ALTAR DE BAAL, que pertence a seu pai, e CORTE O POSTE SAGRADO DE ASERÁ que está ao lado do altar. Depois faça um altar para o Senhor, o seu Deus, no topo desta elevação. Ofereça o segundo novilho em holocausto com a madeira do poste sagrado que você irá cortar”. Assim Gideão chamou dez dos seus servos e fez como o Senhor lhe ordenara. Mas, com medo da sua família e dos homens da cidade, fez tudo de noite, e não durante o dia. Juízes 6.23,27

Todos os filhos foram separados por Deus para cumprir um propósito através de sua vocação, por isso é natural que passem pelo momento de se questionar a respeito dela.

A história de Gideão ressalta três pontos importantes a respeito desse processo:

1- O Senhor responde a todos que perguntam.
2- A confiança necessária para obedecer às ordens do Pai é construída em adoração. 
3- Aqueles que buscam ao Senhor constantemente conseguem acessar um entendimento amplo a respeito das situações cotidianas.

Sendo assim, se há dúvidas em seu coração a respeito de sua vocação, apresente-as a Deus, esteja atento para ouvi-lo através das circunstâncias, use os recursos que possui no momento para engrandecer Seu nome e invista tempo em sua relação com Ele. 

Assim o Pai te conduzirá aos lugares que você deve ocupar em cada estação de sua vida.

Confira logo abaixo as mensagens deste domingo 09/10, que se relacionam com o tema:

VIDA IBB

...
Igreja Missional | publicado há 2 dias
Igreja Viva
...
Igreja Missional | publicado há 1 semana
Igreja Missional

ver todas