...

Desapego e transformação

Igreja Viva | publicado há 1 ano

Jesus nos ensinou muitas coisas através das parábolas, uma que é bastante intrigante é a parábola do camelo e da agulha, entretanto o texto onde ela está inserida, traz um ensino muito importante sobre a luta do homem em busca de fazer algo para merecer a vida eterna. Homem anseia pelo eterno, busca se conectar com Deus, mas quer fazer do seu jeito, entretanto, isso não é possível. 

Somos chamados a renúncia, precisamos nos desapegar das coisas terrenas para ficarmos livres para a transformação que o Senhor quer fazer em nós. Para nos achegarmos a Deus, precisamos nos despir da nossa autossuficiência, e reconhecermos que tem que ser do jeito Dele, e não do nosso. Jesus fala do discipulado e da renúncia que faz parte dele, precisamos nos desapegar e deixar que ele nos transforme.  

Que farei para herdar a vida eterna... 

Mateus 18:18-19 “Certo homem importante lhe perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” “Por que você me chama bom?”, respondeu Jesus. “Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.” 

Jesus questiona a saudação do homem! Ninguém é bom senão um só, ele estava convidando o homem a refletir sobre o significado das suas próprias palavras. Em seguida do gesto de lisonja, o homem passou a perguntar o que deveria fazer para obter a vida eterna. Essa é uma questão que intriga um bom número de cristãos, pois acreditam que devem ou mesmo que podem fazer alguma coisa para receber a vida eterna. 

Jesus desmistifica essa possibilidade de fazermos algo para merecermos a vida eterna. O homem supunha que a vida eterna devesse ser merecida, e que fosse necessária alguma boa obra que não estava fazendo na ocasião.  

v.25“De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. 

Temos uma lição muito profunda nesse proverbio de Jesus. O ponto de comparação desse provérbio é o humanamente impossível. A declaração do Senhor ensinou os ouvintes a lançarem um olhar sincero para seu próprio coração. Ser salvo é algo impossível a partir do ser humano, porém é viabilizado por Deus. 

Nenhuma pessoa é capaz de transformar seu coração por força própria, para não se apegar mais às coisas terrenas. A onipotência da graça de Deus, porém, consegue renovar o coração, para que abra mão de tudo o que é terreno por causa do reino de Deus, para que busque, ao invés de bens terrenos, o tesouro celestial.

“Então, quem pode ser salvo...." 

A salvação, para os ricos ou para os pobres, sempre é um milagre da graça divina. Sempre é a dádiva de Deus. 

Efésios 2:8 “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus

A salvação é dom de Deus, é um presente que Ele nos dá, não por mérito, ou por alguma boa obra que possamos fazer, mas por pura graça. Favor imerecido, amor incondicional, Ele nos ama e por isso nos resgata através da obra de Cristo na cruz. 

Se alguém abre mão de qualquer coisa por amor a Deus, será compensado no presente muitas vezes mais, sem falar nada da vida eterna na era futura. Os discípulos receberão uma rica compensação pela renúncia ao que é terreno por amor ao reino de Deus, não somente no mundo transcendente, mas já no tempo atual. Essa promessa não vale somente para os apóstolos, mas para todos os crentes. 

A renúncia a bens terrenos, nos torna ricos da graça de Deus, e seguros na esperança da vida eterna.

 

Escrito por: Pr. Silvanir Silva
 

VIDA IBB

...
Igreja Viva | publicado há 3 dias
Igreja Viva
...
Igreja Viva | publicado há 1 semana
Igreja Viva

ver todas