...

Clube da Bíblia: Jesus Cristo no Antigo Testamento?

Igreja Viva | publicado há 10 meses

Todo cristão aprende, desde o início de sua caminhada de fé, que a leitura e estudo da Palavra são essenciais para conhecermos o nosso Deus e Seus ensinamentos. Geralmente iniciamos a leitura da Bíblia pelo Novo Testamento e nos deparamos com textos como o de Pedro (1 Pe 1.20) que declarou que Jesus foi o Cordeiro de Deus conhecido antes da fundação do mundo. Quando lemos este versículo há, instantaneamente, um questionamento em nossas mentes: Jesus Cristo estaria presente no Antigo Testamento? Para respondermos esta pergunta é necessário darmos uma navegada na narrativa veterotestamentária.

Desde o início das Escrituras encontramos profecias e mensagens sobre o Messias prometido. É interessante notar que Deus, após a queda, teve uma conversa com Adão, Eva e a serpente. O próprio Senhor decretou que da semente da mulher viria um que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15). Mais adiante, ainda no livro de Gênesis, Deus fez uma promessa para Abrão: que por meio dele todas as nações da terra seriam abençoadas (Gn 12.3). Estas duas promessas se cumpriram na vida, morte e ressurreição de Jesus. Já os livros poéticos também contêm profecias sobre o Messias, o Ungido do Senhor. Dentre elas o Salmo 110.4 diz que Ele é o sacerdote eterno, Aquele que intercede por nós. Entre os livros proféticos destacamos Isaías 53 que narrou a missão do “servo sofredor”, ou seja, Ele como ovelha muda levou sobre Si todas as nossas enfermidades e pelo Seu sacrifício somos curados. Aleluia, Ele é o nosso Redentor! Que bela descrição deste Servo que Se entregou em nosso lugar.

Além destas profecias que permeiam todo o Velho Testamento temos nas Escrituras os chamados “tipo”, ou seja, alguns personagens que representam o nosso Senhor: a ovelha sacrificada no lugar de Isaque (Gn 22.13), o cordeiro pascoal do povo de Israel (Êx 12), Moisés como libertador da nação frente à escravidão egípcia (Êx 1-15), Josué como guia na entrada da terra prometida (Js 1-6) e vários outros. Todos estes personagens simbolizam Jesus Cristo! Ele foi morto em nosso lugar, Seu sangue nos protege da morte eterna, Ele nos livrou da escravidão do pecado e nos guiará até a Canaã Celestial.

Como podemos ver Jesus Cristo foi o “Plano A” de Deus para a redenção da raça humana. Foram citados diversos trechos da Bíblia e tipos que apontam para o Messias e há, ainda, muito mais deles. Parafraseando o discípulo amado, no final de seu evangelho (Jo 21.25), penso que nem se ocupássemos o nosso boletim semanal inteiro haveria espaço suficiente para escrever as profecias e tipologias messiânicas descritas e citadas no Antigo Testamento. Como já afirmamos, a Bíblia é o registro da execução do plano divino para a nossa salvação. As Escrituras, do início ao fim, têm um sussurro: Jesus Cristo, nosso Senhor e Redentor! 

 

Faça parte do nosso Clube da Bíblia saiba mais em:ibb.org.br/clube-da-biblia 

 

Por: James Cordeiro


 

VIDA IBB

...
Igreja Viva | publicado há 5 dias
Igreja Viva
...
Igreja Viva | publicado há 1 semana
Igreja Viva

ver todas