...

Amar envolve riscos

Igreja Viva | publicado há 1 ano

Você sabe amar? Será que você tem amado realmente a Deus, a seu cônjuge, a seus filhos, a seus pais?

Quando falamos da palavra amor, pela influência de nossa sociedade, muitas pessoas têm uma visão distorcida do que é realmente amar e ser amado. A Psicologia descreve alguns tipos de amor que está relacionado a forma que o sentimento é expresso.

No entanto, quero destacar aqui um amor no padrão estabelecido pelo Senhor nas Escrituras Sagradas, onde em Lucas 10.27 somos desafiados a obedecer a dois mandamentos primordiais - amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento, e o segundo é amar ao próximo como a nós mesmos, ou seja, amar com entrega plena, que está desvinculada a qualquer contrapartida.

No entanto, para viver o amor estabelecido como modelo pelo Senhor, é preciso correr riscos, pois, amar o cônjuge incondicionalmente é correr o risco de não ter contrapartida do amor manifestado; amar pessoas que não são tão amáveis, envolve o risco de renunciar ao meu orgulho, dentre outros riscos facilmente identificados em nosso dia a dia. 

Jesus, que é nosso maior modelo do amor incondicional, nos ensina em uma parábola muito conhecida, de que amar ao próximo envolve correr riscos. 

Em Lucas 10.30-37, Jesus conta a conhecida parábola do bom samaritano, onde Ele ilustra como devemos amar ao próximo independente dos riscos.

Na parábola encontramos um contraste entre religiosos, que pregavam sobre o amor, mas não viviam o que pregavam, em comparação com um samaritano, que era discriminado na região, mas que não se importou com a opinião dos outros, ou com os riscos que estava correndo, mas transbordou amor a um desconhecido que se encontrava necessitado na estrada entre Jerusalém e Jericó.

Quais os riscos você tem corrido por amor? Transbordar amor no contexto em que você está vivendo requer correr riscos, pois constantemente nos deparamos com pessoas que nos magoam, que tentam nos prejudicar, ou que tem uma caixa de ressentimentos do passado que tem constantemente colocado na mesa de discussão. 

Meu desafio para você é, não deixe de correr riscos por amor. Olhe para o Senhor e estabeleça como estilo de vida amar sem esperar nada em troca. Amar arriscando ser mal interpretado ou não tendo qualquer reconhecimento. 

Nós só conseguimos amar ao Senhor porque Ele nos amou primeiro (1 João 4.19). Transborde o amor de Deus amando todas as pessoas com quem você estiver conectado.  


 

Que Deus nos abençoe a amar em uma dimensão cada vez mais próxima do amor de Deus por nós. 


Por: Pr. Edemilson Vieira


 

VIDA IBB

...
Igreja Viva | publicado há 3 dias
Igreja Viva
...
Igreja Viva | publicado há 1 semana
Igreja Viva

ver todas