"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz." Isaías 9:6
Há mais de 700 anos antes de Jesus nascer, Isaías profetizou o Seu nascimento. E, há 2.000 anos, a humanidade ganhou um presente que mudou a história para sempre.
O fim do ano é uma época muito especial, geralmente repleta de lembranças da infância e dos bons momentos vividos em família. É no lar, com a família, que criamos memórias afetivas e inesquecíveis, que são como tesouros que enriquecem nossas vidas. O que fazer para manter a tradição do Natal e as memórias na vida adulta, e, ao mesmo tempo, preparar o nosso coração para celebrarmos essa data tão importante e significativa, em meio à correria do dia a dia, à poluição sonora, às propagandas comerciais e aos enfeites natalinos que, muitas vezes, conspiram contra o real significado do Natal: Jesus nasceu, nos trouxe vida nova e nos presenteou com a salvação eterna?
Para preparar o nosso coração para celebrarmos o Natal, em meio à correria do dia a dia, precisamos centralizar nossos corações em Jesus. Isso requer um direcionamento intencional de nossos pensamentos para Cristo, o que nos ajudará a manter o foco no que realmente importa.
Algumas questões a serem consideradas: onde está focada nossa atenção e preocupação? O que estamos priorizando neste tempo que antecede a celebração do dia de Natal? Onde nosso tempo está sendo gasto e o que tem consumido nossos pensamentos? Estamos priorizando o que realmente importa ou estamos permitindo que coisas menores consumam nosso tempo, pensamentos, atenção e energia? Essas perguntas revelam a postura de nossos corações e nos mostram onde estão concentrados nossos esforços.
Depois de identificarmos o que está ocupando espaço em nossos corações e de liberarmos expectativas irrealistas, devemos nos concentrar no que realmente importa: a época do Natal, que nos permite experimentar a verdadeira paz. Não sendo mais consumidos por decorações, presentes ou pelo estresse das preocupações, podemos, assim, nos apegar ao amor, à alegria e à paz, e sermos encorajados pela esperança que esta época traz.
Deixe de lado tudo o que acrescenta estresse desnecessário ao preparar seu coração para o Natal. Quando centrarmos nossos corações e mentes em Jesus, só então encontraremos o verdadeiro significado do Natal.
Desejo que Jesus, o verdadeiro presente, esteja em seu coração nesta data tão especial. Estando em família, não se esqueça de fazer uma leitura bíblica, uma devocional ou uma oração de gratidão a Deus. Isso tornará esta data ainda mais especial.
Feliz Natal para você e sua família!
Pr. Natal Chabaribery