...

Viver e muito mais do que acumular posses

igreja viva | publicado há 1 ano

A Palavra de Deus diz em Jeremias 17 , que o coração do homem é enganoso e sua doença é incurável, já em Marcos 7 aponta-o como lugar de onde vem todos os males que tornam o homem impuro. Um desses males é a ganância.

A ganância está presente desde o início da humanidade. No Éden o homem não se contentou com tudo que havia recebido do Senhor, foi enganado pela serpente e desobedeceu a Deus, dando origem ao pecado no mundo.

Em Lucas 12: 13-21, Jesus é interrompido pelo pedido ganancioso de um irmão mais novo que desejava mais do que tinha, e para alertar a todos a respeito deste pecado conta uma parábola. Acompanhe:

“Alguém da multidão lhe disse: "Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo".

Respondeu Jesus: “Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês? ” Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. "Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’. "Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? "


O homem desta parábola preferiu derrubar os seus celeiros ao invés de partilhar aquilo que Deus havia lhe dado de sobra, ato que desagradou o coração do Senhor. Então talvez você se pergunte:  “Será que Deus não deseja que eu poupe?”  

É claro que o Pai deseja que você administre bem os recursos que  recebeu, e poupe para ter uma vida mais confortável ou realizar projetos. Contudo, você precisa ser sábio e expor a luz do evangelho a motivação pela qual está poupando.  

O homem de quem Jesus fala, guardou o suficiente para encher completamente os seus celeiros e ainda sim não estava satisfeito. Assim age quem permite que sua  mente seja dominada pela ganância, pois, se torna  incapaz de discernir com a sabedoria de Deus. E sobre isso a bíblia alerta em Mateus 6:24.

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.” 

 

Mas como vencer a ganância?

Para vencer a ganância você precisa trabalhar para ter um coração grato exercitando a generosidade.

Jesus diz em Atos 20,35:

“Há maior alegria em dar do que receber” 

Essa é a alegria proporcionada pelo Espírito Santo a quem dá com alegria, confiante de que nada lhe fará falta, pois o Senhor é o dono de todas as coisas.

Se você deseja se livrar da ganância, ore para que o Pai te direcione a situações onde você precisará compartilhar seus recursos, e permita-se ser ministrado em cada uma delas.

Porque ter uma vida  abundante não se resume ao quanto você consegue acumular, mas sim em como você aproveita o favor de Deus, em cada situação ao longo dela.

Para se aprofundar nessa reflexão, acompanhe as mensagens a respeito do tema, disponíveis logo abaixo.

VIDA IBB

...
Igreja Missional | publicado há 1 semana
Igreja Viva
...
Igreja Missional | publicado há 3 semanas
Igreja Viva

ver todas