Em sua caminhada, o ser humano se depara com obstáculos e só consegue superá-los se for perseverante e resiliente. Com isso, consegue resistir, se recompor e se adaptar em meio às dificuldades inerentes da vida.
A Palavra de Deus nos ensina que, quando estamos em dificuldades, devemos buscar refúgio e consolo em Deus, através de oração e orientação.
Também, devemos lembrar que Deus é soberano e tem o controle de tudo, mesmo quando não entendemos o que está acontecendo, pois só dEle vem o socorro sempre presente, conforme diz o Salmo 121.
Sempre que passarmos por momentos difíceis, devemos nos encher de esperança e ter a certeza de que Deus nos ama e cuida de nós. Mesmo no maior sofrimento, Ele está conosco e nunca nos abandona, pois é fiel.
Em muitas situações complicadas, quando parece não haver soluções e perdemos a esperança, não devemos esquecer que só em Jesus encontramos força para vencer.
Temos muito o que aprender olhando para a história de José do Egito, que enfrentou diversas injustiças promovidas pelos seus irmãos, mas em momento nenhum recuou, pois Deus era com ele, e ele cria nisso. Mesmo depois que os irmãos o venderam, José continuou crendo e esperando em Deus. No Egito, continuou sendo injustiçado, mesmo sendo um servo de Potifar, que era um alto oficial da corte de Faraó. Depois, ainda que preso injustamente, José não se desesperou e continuou fiel a Deus e crendo que Deus tinha um propósito para tudo o que estava acontecendo. Com isso, ele prosperou e foi usado tremendamente por Deus e se tornou o segundo homem do Egito.
Nessa vida, sempre seremos surpreendidos por problemas e situações que, muitas vezes, vão querer enfraquecer nossa fé e nos fazer desistir. Nesses momentos não podemos desistir e sim, resistir, pois só em Deus será possível encontrarmos força e esperança para continuarmos.
Escrito por: Carmem Chabaribery